
Guia completo: quando trocar cada fluido que seu carro precisa?
Seja para trocar ou completar os fluidos do seu veículo, você será oferecido duas opções: a troca completa com limpeza, ou a drenagem e reposição. Podem parecer similares, mas os dois possuem resultados e objetivos diferentes:
Troca completa: também conhecida como flush, a troca completa consiste de remover parte do fluido do tanque e completar com um aditivo químico usado para limpar o interior do caminho que esse liquido percorre.
Esse processo pode ser repetido algumas vezes, com o objetivo de limpar e desobstruir o caminho de óleo velho, gosma e outras impurezas que podem se prender nas paredes dos canos com o tempo.
Drenagem e reposição: como o nome sugere, essa técnica é executada ao drenar o líquido armazenado e o completar com liquido novo e limpo. Em geral, é uma troca simples de óleo onde somente o fluido acessível no tanque é removido.
A melhor escolha depende em vários fatores como seu veículo, quanto tempo faz desde a ultima troca e o estado do carro em geral. Em questões de segurança e preservação do veículo, a drenagem e reposição se destaca como melhor opção – além de ter menos custos, você não arrisca entupimentos e ferrugem dentro dos canos como pode acontecer com a troca completa.
Ao fazer a limpeza nos canos, você introduz outro líquido que pode interferir com o funcionamento do óleo, e ao remover as sujeiras dos canos é possível entupi-los, trazendo custos a mais em um processo já mais caro. Porém, se seu carro está velho e seu líquido não foi trocado em anos, uma limpeza pode ser fundamental para garantir seu melhor funcionamento e longevidade.
Óleo do motor: a cada 10,000km rodados ou a cada 6 meses
Transmissão: a cada 60,000km rodados ou a cada 3 anos
Freios: a cada 10,000 km ou uma vez ao ano
Fluido refrigerante: a cada 30,000km ou a cada 2 anos
Limpador de para brisas: anualmente ou quando acabar
Completando seus líquidos no tempo certo
Um dos erros mais comuns por donos de veículos é negligenciar seus fluidos até que eles acabem ou pior, causem problemas catastróficos que podem acabar com o funcionamento do seu carro. Esse cuidado a mais ajuda a estender a vida do seu veículo, assim como otimizar sua performance e te salvar dos custos de reparos causados por fluidos.
Ficar de olho em seu carro e preencher líquidos que precisarem de uma ajuda é uma pequena etapa para evitar grandes problemas e panes.
Se precisar de guincho em Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara ou Colombo, a Guinchos Paraná está à disposição com guinchos 24 horas para remoção e transporte de veículos, motos e utilitários leves, tanto em território estadual quanto interestadual, sempre com agilidade e eficiência.