
Gasolina E30, que diferença faz? Entenda a mudança no combustível brasileiro acontecendo em agosto 2025
Aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o nível de etanol anidro misturado à gasolina comum, vendida nos postos brasileiros, irá subir de 27% para 30%.
O aumento pode parecer pouco, mas levantou grandes dúvidas para quem dirige durante seu trajeto diário – essa mudança pode exigir adaptações nos motores? Como irá impactar meu veículo? Preciso me preocupar?
O que diferencia a Gasolina E30?
A Gasolina comum conhecida como gasolina E27, possui 27% de etanol anidro em sua composição. Isso tem como objetivo melhorar a queima do combustível sem comprometer o sistema – diferente do etanol comum, o etanol anidro possui menos de 1% de água em sua composição, o tornando um aditivo de alta octanagem.
A “nova gasolina”, chamada de gasolina E30, possui agora 30% de etanol anidro. Essa mudança tem objetivo de tornar a gasolina mais amigável ao meio ambiente, ao reduzir as emissões de gases de efeito estuda e utilizar uma fonte de energia renovável, como a cana de açúcar. Na prática a diferença é mínima. Os veículos testados durante o desenvolvimento dessa nova composição não tiveram prejuízos de desempenho, consumo ou emissões, com leves diferenças como uma taxa de compressão mais tardia (o que faz o rendimento melhorar, já que o mapa de avança também cresce).
O que isso muda para mim, como motorista?
No uso diário, a expectativa é uma queda no preço da gasolina por litro, já que o etanol é um elemento mais barato que o uso da gasolina pura. Ao adicionar mais etanol anidro na composição, menos gasolina é utilizada, levando a um valor menor.
A tecnologia, já testada, demonstra que a gasolina E30 é compatível com os motores atuais – não é preciso um carro especializado para poder aproveitar do novo combustível. Juntamente, postos de gasolina não precisarão alterar seus equipamentos.
E agora?
Atualmente, a gasolina E30 não está disponível em postos. Sua adição está prevista para o mês de agosto de 2025, de acordo com o governo brasileiro. Apesar disso, alguns veículos podem precisar de atenção para se adaptarem a nova composição, e alguns consumidores podem notar uma diferença na performance do veículo.
Nesse novo início, é preciso observar de perto e analisar como seu veículo reagirá a essa alteração.
Se precisar de guincho em Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara ou Colombo, a Guinchos Paraná está à disposição com guinchos 24 horas para remoção e transporte de veículos, motos e utilitários leves, tanto em território estadual quanto interestadual, sempre com agilidade e eficiência.