A importância da manutenção e troca de pneus: segurança acima de tudo
Os pneus são uma das partes críticas para o funcionamento apropriado de seu veículo. Afinal, eles são o que realmente direciona o mesmo e garantir que eles estão em boas condições é fundamental para dirigir com segurança.
Por que a manutenção de pneus é tão crucial
Seus pneus são o único ponto de contato que seu veículo tem com as ruas – cada buraco, bueiro e lombada afetam seu desgaste. Se estiverem lisos, murchos ou desbalanceados você está em grande risco de perder o controle do veículo, danificar sua suspensão ou até acabar em um acidente. No pior dos casos, será necessário chamar um guincho 24 horas para conseguir remover seu veículo do local de maneira eficiente.
As manutenções devem ser feitas com base em quanto o veículo é usado. Aqui, juntamos os tipos de manutenções e cuidados que vão estender a vida de seus pneus e quando você deve as fazer.
Os tipos de manutenção para pneus
Manutenção preventiva
Como o nome sugere, essa manutenção visa verificar o funcionamento de seu veículo para garantir seu funcionamento e corrigir pequenos erros, prevenindo que os pneus sejam danificados por mais tempo. Essa manutenção deve ser feita a cada 3 meses, ou a cada 3,000KM rodados.
Manutenção preditiva
Diferente da preventiva, essa manutenção é feita de maneira a monitorar a pressão e temperatura dos pneus identificando desgastes e otimizando sua vida útil. Essa verificação deve ser feita sempre que os pneus forem calibrados.
Manutenção corretiva
Nos casos em que o pneu está muito danificado após uma falha ou problema nos pneus, a manutenção corretiva entra em ação para a substituição ou reparo dos mesmos, com custos mais altos e tempo de inatividade para o veículo. Isso normalmente ocorre quando o cuidado dos pneus é negligenciado por muito tempo, levado a seu desgaste inconsistente.
Cuidados extras para garantir a vida de seus pneus
Calibragem: sempre que possível, ao parar em um posto de gasolina, verifique a pressão de seus pneus. Manter a pressão igual em todos é a chave para que todos desgastem de maneira equilibrada.
Alinhamento: Mantenha suas rodas apropriadamente alinhadas para prevenir desgastes tortos, que dificultam a direção do veículo.
Rodízio de pneus: a cada 5,000 a 10,000 km, é recomendado trocar seus pneus frontais e dianteiros entre si, para equilibrar o desempenho do veículo e garantir seu funcionamento.
Lembre-se de sempre inspecionar seus pneus antes de uma longa viagem. Quanto mais garantir seu funcionamento, o mais fácil será para descobrir pequenos problemas e os corrigir antes que virem um problema mais caro e longo prazo.
Se precisar de guincho em Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara ou Colombo, a Guinchos Paraná está à disposição com guinchos 24 horas para remoção e transporte de veículos, motos e utilitários leves, tanto em território estadual quanto interestadual, sempre com agilidade e eficiência.